quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Guia das Profissões - Jornalismo

O guia das profissões do Girl's Sweet Poison será uma vez por semana e falará sobre diferentes profissões! Se vocês tem o interesse de saber algo a mais sobre alguma faculdade comenta ai!

A cada ano que passa mais adolescentes se formam no ensino médio. Alguns se vêem perdidos porque simplesmente não sabem para onde correr e o que fazer agora, já que o mundo da escola acabou! <o> Muitos optam pelo curso pré-vestibular para ter mais um ano para escolher qual faculdade cursar, resolvi fazer esses posts sobre as profissões para ajudar esse jovens. 

Hoje vou começar falando sobre o Jornalismo, profissão na qual eu quero seguir!!
Sou suspeita de falar sobre essa profissão. Os jovens que decidem seguir pelo caminho da Comunicação Social tem inúmeras opções até chegar a sua formação. 

Jornalismo
O jornalista busca informações atualizadas e de interesse público, divulgando-as pelos meios de comunicação como jornais, rádios, revistas e televisão.

- Duração do curso: quatro anos.

- Características que favorecem a profissão: interesse pelos acontecimentos sociais, econômicos e culturais do mundo; independência; imparcialidade; capacidade de transmitir idéias claras; boa redação; objetividade.

Áreas de atuação

Comunicação digital multimídia

Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets. Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas. Administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial

Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.

Edição

Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final. Em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas. Em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.

Fotojornalismo

Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.

Reportagem

Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

Encontrei um vídeo que fala um pouco sobre essa profissão: 

Jornalismo:
- estar bem preparado
- curiosidade
- gostar de ler e principalmente escrever
- saber usar as palavras na hora certa
- curiosidade, interesse
- estar atualizado



O que realmente importa é você fazer o que gosta e ser feliz assim, claro não vou hipócrita de dizer que o dinheiro não conta. Mas se você faz o que gosta com certeza vai longe!

Espero que gostem e comentem!! \o/
Beijos Fernandinha ;*

2 comentários:

  1. Super bacana o post de hoje.
    Que légal que escolheu jornalismo, eu também estou cursando.

    ResponderExcluir
  2. Briigada. Que legal tu faz jornalismo!!
    Eu ainda não estou cursando quero entrar na federal aqui do RS.
    mas me conta um pouco, é interessante?

    ResponderExcluir

Oi leitores, tudo bem? O seu comentário é muito importante para o blog e para mim! Por isso, comentários com palavrões, chingamentos serão excluídos, com segue lá e me adicione de volta também!
Eu, realmente, me importo com o que vocês está achando do blog e das minhas postagens, então, não custa dar uma lidinha no post e comentar!
Beeijos Fernandinha ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...