domingo, 1 de abril de 2012

Vida de Vestibulanda - Minha primeira redação

Oi pessoal, tudo bem?
Eu sei que eu ando muito ausente do blog, mas é porque minha vida realmente começou, meu ano começou. Estou estudando muito e não ando tendo muito tempo para nada. Mas resolvi postar aqui a minha vida de vestibulanda.
Primeira redação:



A igualdade racial é uma realidade possível? 


     Preconceito, um juízo, uma ideia preconcebida manifestada em forma de uma atitude discriminatória. Não dizem que na teoria é tudo mais fácil? E nesse caso não seria diferente, o preconceito na teoria parece ser tão simples, mas para quem já sofreu ele na prática é difícil de aceitar. ''A espécie humana não se divide em raças, ela é monotípica'', frase do professor, sociólogo e doutor Demétrio Magnoli, que virou um ícone de inspiração para mim. Com o objetivo de minimizar as atitudes racistas foi criado o Estatuto da Igualdade Racial em outubro 2010.
    Demétrio Magnoli, é um grande sociólogo e defensor da igualdade racial, escreveu vários livros, e participou de inúmeras entrevistas. Uma em especial me marcou muito, e até hoje lembro das suas palavras. Demétrio estava em uma escola para fazer a matrícula de sua filha, quando se deparou com o item ''raça'', sua indignação foi tamanha que a única atitude que ele tomou foi riscar aquelas palavras e colocar no lugar a palavra ''humana''. Sua atitude foi certa, na minha opinião, não se pode separar, ou colocar rótulos nas pessoas, por mais inocente que tenha sido escrito esse item, é uma forma de preconceito. Isso se fazia a anos atrás quando os negros eram maltratados, vendidos e trocados sem a menor importância.
    O Estatuto da Igualdade Racial entrou em vigor dia 20 de outubro de 2010, com o objetivo de minimizar as atitudes racistas e as desigualdades raciais no Brasil. Pode-se dizer que foi uma grande vitória para nós brasileiros, no geral, e para os negros.  O estatuto reforçará os direitos dos negros, em relação, à educação, saúde, segurança, lazer, trabalho e moradia. Ou seja, todos os seus direitos agora serão vistos com olhos mais atentos das autoridades máxima. 
    A igualdade racial é sim uma realidade possível. Como disse Demétrio, ''Somos uma espécie monotípica'', não há distinção de cor da pele, sexualidade ou qualquer outra ''diferença'' que nos tira dos padrões que a própria socidade impõem. Basta abrir a cabeça para conhecer novos mundos e aceitar que todos nós temos o desejo de viver bem. Ninguém tem o direito de julgar o próximo. 
Espero que gostem, beeijos Fernandinha :*

Um comentário:

Oi leitores, tudo bem? O seu comentário é muito importante para o blog e para mim! Por isso, comentários com palavrões, chingamentos serão excluídos, com segue lá e me adicione de volta também!
Eu, realmente, me importo com o que vocês está achando do blog e das minhas postagens, então, não custa dar uma lidinha no post e comentar!
Beeijos Fernandinha ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...