sábado, 25 de fevereiro de 2012

Guia das Profissões - Engenharia Mecânica

Bom hoje vou falar um pouco sobre a faculdade de Engenharia Mecânica e o engenheiro mecânico. Espero que gostem!

engenharia mecânica é a aplicação de matemática e ciências básicas, principalmente física, no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Ou seja, é a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.



O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. É uma área que vem crescendo a cada dia.


Mercado de Trabalho:
O mercado de trabalho de engenharia está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antecipa uma escassez de mão de obra nos próximos anos, prevendo, inclusive, a busca por profissionais no exterior.
Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
Duração do curso: 5 anos.

Onde você poderá atuar:

Máquinas e equipamentos

Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

Pesquisa e desenvolvimento

Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.

Processos

Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.

Projeto

Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.

Vendas técnicas

Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida ou dar alguma ideia para a próxima profissão é só comentar. 
Beijos Fernandinha :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi leitores, tudo bem? O seu comentário é muito importante para o blog e para mim! Por isso, comentários com palavrões, chingamentos serão excluídos, com segue lá e me adicione de volta também!
Eu, realmente, me importo com o que vocês está achando do blog e das minhas postagens, então, não custa dar uma lidinha no post e comentar!
Beeijos Fernandinha ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...