quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Guia das Profissões - Moda

Como prometido a cada semana vou falar sobre uma profissão. Primeiro para aqueles que ainda não decidiram o seu futuro e também para quem quer conhecer mais sobre o curso escolhido. Então quem quiser pedir alguma profissão para ser mostrada aqui comenta ai!

Hoje eu irei falar sobre Moda.

Resumindo essa profissão em uma palavra podemos dizer que é criatividadeÉ a arte de criar e comercializar peças de vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. Por conta disso, o estudante de moda tem de estar sempre atualizado sobre cores, tecidos e cortes para ser passado para trás. Este profissional desenha roupas e produtos, como joias, cintos e calçados, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos.

Duração do curso: 4 anos.

Áreas de atuação:

Consultoria

Trabalhar como personal stylist, ajudando os clientes a combinar roupas, cores e estilos.

Coordenação

Gerenciar a compra de coleções de roupas para lojas e magazines. Coordenar as equipes de estilos tanto em indústrias e confecções como em magazines e orientá-las para as tendências da moda.

Design/ Estilismo

Criar roupas (estilismo), joias, bijuterias, calçados e bolsas (design de acessórios) ou desenhar estampas e padrões e elaborar novos tecidos para tecelagens (design têxtil).

Fotografia

Acompanhar a produção de fotos de moda para revistas, catálogos, exposições e anúncios.

Gerenciamento

Desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais para sua produção e comercialização.

Modelagem

Transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção.

Negócios

Atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing.

Produção

Fazer desfiles, catálogos, editoriais de revistas e organizar campanhas publicitárias. 


Posso afirmar para vocês que não é uma profissão fácil. Existe muita concorrência e como nas outras profissões quem estiver bem preparado é que vai levar a melhor. E para ajudar vocês nessa parte uma boa dica para começar é fazer um curso sobre moda e estilismo. 

Os cursos tem basicamente essas etapas:

Fundamentação
Incluem disciplinas que dão bases e conhecimento para a compreensão da Moda no contexto contemporâneo, como História da Arte e da Indumentária, Moda e Comportamento, Mercado, Marketing, etc.
Planejamento e Configuração
Contempla disciplinas como Desenho, Criação, Ilustração e Desenvolvimento de Coleção. É o momento principal para aplicação de conhecimentos e criatividade, quando o aluno tem a oportunidade de imprimir em seus projetos aquilo que é faz parte de sua própria história, cultura, desejos, etc.
Sistemas de Produção
Reúne as disciplinas técnicas e que englobam processos artesanais e tecnológicos, como Estamparia, Tecnologia Têxtil, etc. Alem disso, é neste grupo que estão os projetos e produções de desfiles.
Sistemas de Utilização
Neste grupo de disciplinas, estão aquelas voltadas para a área de Modelagem.










Espero que tenham gostado, e alguma dúvida comentem!

Beijos Fernandinha :*

2 comentários:

Oi leitores, tudo bem? O seu comentário é muito importante para o blog e para mim! Por isso, comentários com palavrões, chingamentos serão excluídos, com segue lá e me adicione de volta também!
Eu, realmente, me importo com o que vocês está achando do blog e das minhas postagens, então, não custa dar uma lidinha no post e comentar!
Beeijos Fernandinha ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...