terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fica Ligada - Agora é se jogar nos estudos

Oi galera, tudo bem?
Primeiramente queria pedir a vocês leitores do blog que votem na enquete - no canto esquerdo do blog - ou que comentem os assunto que vocês querem que eu fale aqui! 
Brigada pessoal ;*

E agora, o post de hoje que é voltado aqueles que estão começando a planejar os estudos, os dias e as horas para passar no vestibular. Eu como uma vestibulanda - que esse ano tentei a federal aqui de Rio Grande do Sul e não consegui, mas sou brasileira e não desisto nunca vou tentar ano que vem de novo - vou dar algumas dicas para ajudar vocês a se organizarem melhor!

1. Administre o seu tempo
Uma das dicas que quase todos os professores de cursinhos pré vestibular passam aos seus alunos, é sobre saber administrar o tempo que temos. Não adianta absolutamente nada vocês ficarem 3, 4 horas sentadas em cima de uma cadeira com um monte de livros abertos, se não sabe o que estudar ou estar com a cabeça em outro lugar - é perda de tempo total. Então, para que isso não aconteça vou dar algumas dicas:

- As chamadas popularmente de tabelas de horários são MUITO importantes. Elas ajudam a regrar o tempo que temos. Mas não adianta tê-las só para fazer média com os pais, tem que SEGUIR RIGOROSAMENTE todos os horários colocados ali. 
- E como organizar a tabela: Separe ela com os dias da semana e os horários que vocês tem livre - inclusive os finais de semana - para estudo. Para as matérias que você tem mais dificuldade separe um tempo maior para se dedicar a elas.  






2. Encontre um lugar tranquilo e confortável para estudar
A escolha do lugar de estudos é tão importante quanto a tabela de horários. Quando falamos de lugar confortável, você logo pensa '' meu sofá, minha cama'' , mas não é disso que eu estou falando. Tudo bem confesso, são lugares confortáveis, mas dai o sono vem e já viu né. Então a dica que eu dou  é você ter um escrivaninha ou uma mesa  com bastante espaço para poder espalhar bem os livros e os resumos feitos, com uma cadeira bem confortável.  Eu estudo na mesa da cozinha, em silêncio e longe do computador, existem pessoas que conseguem estudar ouvindo música ou com o notebook ligado, eu não consigo mesmo. Enfim, independente do lugar que escolher o que importa é estar bem concentrado naquilo que você está estudando.
3. ''São tantas matérias!'' O que eu faço?
Sim, as matérias são muitas. A melhor maneira de organizar é ter uma estante para separar todas elas. E como estudar? A tabela de horário entra nessa parte, se você seguir rigorosamente no final da semana vai perceber que não deixou nenhuma matéria atrasada. Como citei no outro tópico os finais de semana são muito importantes também - agora me diz o que é não importante? ok - para fazer exercícios e para dar aquela olhada básica nas matérias com mais dificuldade. Dúvidas? elas NÃO PODEM ser deixadas de lado, por mais simples que sejam, os professores são sempre muito atenciosos, se tiver vergonha pergunta em uma hora que não tiver ninguém, mas não deixe de esclarecer.

4. '' E as festas, os amigos, minha vida social!? '' 
Vida social? oi? Sinceramente para quem se dispõem a estudar e passar no vestibular as festas e badalações tem que ser deixadas um pouco de lado. Não estou dizendo para nunca mais sair, só estudar ou viver trancado com um livro, não é bem assim. Administre isso também, em um mês temos quatro finais de semana, você pode tirar UM deles para se divertir, sair com os amigos, dançar ou o que você acha que é bom. Eu, por exemplo, tirava o domingo para descansar, só fazia uma redação e mais nada. Mas descansar não é sair e beber, é relaxar. E se vocês resolverem nunca mais sair, só lamento dizer, a cabeça e o corpo não vão aguentar tanta pressão.

5. Dê uma pausa
Como falei no tópico acima é preciso dar uma pausa nos estudos. Deixe sempre uma garrafinha de água e uma comida leve ao lado da mesa - barrinha de cereal, fruta, etc. Para cada hora estudada uma parada de 15 minutos está ótimo para um lanche ou ver um pouco de tv. Aniversários de família ou de amigos também não é preciso deixar de lado, mas também não se pode abusar. 
Organização, atenção e principalmente esforço são os principais aspectos para    se passar no vestibular. 
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou opinião comentem!
Beijos Fernandinha ;*

6 comentários:

  1. Totalmente. Agora que as aulas da faculdade voltaram, esse post super serviu pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom saber disso! Eu também vou começar a fazer cursinho de novo! Tenho que me organizar.

    ResponderExcluir
  3. Adooorei esse post, e eu também vou fazer vestibulr esse ano aqui em SP. Vou seguir as dicas.
    X.o X.o

    ResponderExcluir
  4. Que bom que tu gostou, eu também irei prestar vestibular só que aqui no RS, e se precisar de mais algumas dicas é só comentar. Beeijos Fernandinha ;*

    ResponderExcluir
  5. Adooorei o post, um dos melhores que vi até agora!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada mesmo! Fico muito feliz por ler isso \o/ Bjjs

    ResponderExcluir

Oi leitores, tudo bem? O seu comentário é muito importante para o blog e para mim! Por isso, comentários com palavrões, chingamentos serão excluídos, com segue lá e me adicione de volta também!
Eu, realmente, me importo com o que vocês está achando do blog e das minhas postagens, então, não custa dar uma lidinha no post e comentar!
Beeijos Fernandinha ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...